Albras renova patrocínio ao projeto Ponto de Apoio
26 de novembro de 2024
A Albras, maior produtora de alumínio primário no Brasil, renovou o patrocínio ao Ponto de Apoio, projeto que promove inclusão e acessibilidade por meio de passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. A parceria foi celebrada em uma ação no domingo (17), no Cabana Clube, em Barcarena. O evento teve, também, o apoio do Comitê de Voluntariado da companhia.
O patrocínio da Albras representa um marco para o Ponto de Apoio, garantindo a continuidade do projeto e possibilitando novas iniciativas, como a criação de um Código de Ética e Conduta e o fortalecimento de práticas sustentáveis pelo projeto social. Além disso, a parceria traz uma dimensão de desenvolvimento organizacional, com o Comitê de Voluntariado da Albras integrando ativamente as ações.
“O Ponto de Apoio é uma iniciativa importante para a Albras. Com ele, a gente consegue conectar valores da nossa empresa com tudo aquilo que a gente espera num projeto de inclusão e colaboração. Hoje, temos mais de 500 voluntariados cadastrados no banco de talentos da e que contribuem e oferecem, voluntariamente, um pouquinho do tempo para fazer diferença na vida das pessoas”, afirma Luiz Roberto Silva Junior, CEO da Albras.
Durante o evento em Barcarena, cidade onde a Albras está instalada desde 1985, dezenas de participantes, incluindo pessoas com deficiência e idosos, puderam desfrutar dos passeios em bicicletas adaptadas. Rubens Souza, gerente sênior de Recursos Humanos da Albras, destaca a importância da inclusão social e do acesso a experiências ao ar livre para todos. “Essa é uma oportunidade para as pessoas com mobilidade reduzida conhecerem a cidade que eles moram de uma outra perspectiva. Sentir o vento no rosto, poder andar de bicicleta e ter um dia de diversão com a família. Isso tem tudo a ver com o nosso voluntariado, uma equipe que vive os valores nas atitudes que eles têm. Cuidado, coragem e colaboração fazem parte da essência do voluntariado da Albras”, comenta.
Fundado em 2018 com um evento teste em Belém, o Ponto de Apoio nasceu de um gesto simples entre irmãos e cresceu para se tornar uma iniciativa de inclusão social. Com o apoio da Albras desde dezembro de 2023, o projeto expandiu suas atividades e estrutura, incluindo ações de educação ambiental e sustentabilidade. Só no primeiro semestre de 2024, foram 13 edições, impactando 604 pessoas com o apoio de 213 voluntários.
“Com esse patrocínio da Albras, conseguimos adquirir muitos materiais que antes a gente usava emprestado, como bicicletas, tendas, mesas e cadeiras. Além disso, conseguimos muitos voluntários através do comitê de voluntariado. Essa parceria vem como um todo: financeiro, logístico, operacional e de pessoas que entenderam o nosso conceito, como funciona o projeto e aí vieram somar, no sentido literal da palavra”, comenta Filipe Lisboa, coordenador e voluntário do projeto Ponto de Apoio.
Para Lucas Turbé, voluntário da Albras, participar dessa iniciativa tem um grande significado. “Conheci o projeto por meio de um dos membros do comitê de voluntários da Albras e me senti inspirado a contribuir com um pouco do meu tempo para ajudar pessoas com alguma limitação a terem um momento de passeio pela natureza. Isso não tem preço. Uma das experiências mais marcantes foi quando uma senhora me disse: ‘Muito obrigado, eu não posso andar, então eu nunca teria oportunidade de fazer um passeio assim em meio à natureza. Estou feliz e realizada’. O projeto me ajuda a renovar minhas energias e a valorizar as pequenas coisas da vida.”
Sobre a Albras
A Albras é a maior produtora de alumínio primário no Brasil e, desde 1985, alimenta os mercados interno e externo com lingotes de alta pureza. Em outubro de 2025, a Albras celebrará 40 anos de sua inauguração. A Hydro é a principal acionista da empresa, com 51% das ações dessa joint venture. O outro acionista é a NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd., formada por um consórcio de empresas japonesas, tradings, consumidores e fabricantes de produtos de alumínio.
Informações para a imprensa:
Ideal Axicom
hydro@ideal.pr